Os projetos para a Livraria da Vila foram desenvolvidos a partir de uma ideia central, o que ajudou a definir o caráter da marca, bem como um método de trabalho: durante o desenvolvimento de uma gama de elementos com fortes identidades, nós nos esforçamos para enfrentar desafios específicos em cada novo projeto – a maioria deles relacionados à sua localização – e criar algo novo a partir de um conceito estabelecido.
A menor unidade da livraria, o ponto de partida para o projeto, foi o livro. Livros dominam os espaços, cobrem as paredes e preenchem as prateleiras, mas também são empilhados em pedaços de móveis e até mesmo no próprio chão. O elemento mais marcante da Livraria da Vila foi desenvolvido a partir dos livros: as prateleiras, os apoios para estes. Feitas de madeira escura, elas cobrem as paredes, dividem espaços e tornam-se vitrines pivotantes e portas de entrada das lojas. As prateleiras abraçam o leitor, o convida a explorar os livros e o local, da mesma forma e humor que as velhas livrarias e sebos o fazem.
A meta do projeto é o cliente-leitor, que busca algo específico e, em outros momentos, olha lentamente através das prateleiras em busca de emoções antigas ou novos horizontes. Junto de uma mistura bem organizada dos livros de todos os gêneros, os clientes podem também desfrutar de uma iluminação adequada e de cadeiras, sofás e assentos espalhados por diversas áreas, para lhes permitir verificar as suas escolhas e descobertas de lazer.
Os locais onde as livrarias estão localizadas, todos grandes, também são concebidos de modo que proporcionam uma sensação de “quase-privacidade”, conseguida através da distribuição das prateleiras, a criação de mezaninos, baixos pés-direitos ou a definição de recessos menores ligados à área principal. A exceção é a seção dos livros infantis, onde as estantes são brancas e os espaços claros e arejados, para receber as cores das publicações e o encantamento dos pequenos usuários.
A loja da Livraria da Vila no Pátio Higienópolis é o terceiro projeto desenvolvido pelo arquiteto, e o segundo dentro de um shopping, com suas próprias regras e limitações para a construção das lojas. Mesmo em conformidade com as normas, o projeto manteve os elementos que definem a identidade da marca.
Prateleiras de madeira escura ocupam todas as paredes e, também, formam as vitrines pivotantes. Cadeiras macias e mesas são distribuídas ao longo das diversas áreas, incentivando os clientes a passear e ler as obras e, assim, permanecer por mais tempo na loja.
A loja de 760 m² foi organizada a partir da criação de um pequeno átrio, destinado a revistas e papelaria, que serve como uma sala de recepção, seguida de uma grande sala redonda que dá acesso – por meio de passagens de diferentes alturas e larguras – para três especializados ambientes de literatura, um auditório e um café, todos os locais independentes um do outro, mas organizados como satélites em volta do espaço central.